Home » Mais de um Dia » Cananéia – Ilha do Cardoso

Cananéia – Ilha do Cardoso

Que tal conhecer a região que é uma dos mais importantes criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul?

Cananéia é, considerada por alguns, a cidade mais antiga do Brasil. No entanto, a falta de documentação oficial que comprove tal fato deu a alcunha a São Vicente. Se centro histórico ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX, tendo muito potencial para explorar os aspectos da História.

Conhecida não só pelas construções coloniais, em seu território existem diferentes biomas, apresentando diferentes perfis de fauna, flora e geografia e com suas praias atrativas, principalmente as presentes na Ilha do Cardoso, convida para várias trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos importantíssimos.

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso  está localizado no extremo sul do estado de São Paulo no Município de Cananéia. São mais de 22 mil hectares de cenários formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, mangues, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas de florestas, é um grande local de preservação a Mata Atlântica.

O Parque virou também refúgios para animais ameaçados de extinção como os macacos bugios e mono-carvoeiro, lontra, o papagaio-de-cara-roxa, o veado-mateiro, o jacaré-de-papo-amarelo e muitos outros. Algumas espécies de animais descoberto por  pesquisadores em 1994, só existem em um lugar da Terra: a Ilha do Cardoso.

 É possível encontrar comunidades caiçaras existentes no parque, totalizando  em torno de 465 moradores, com forte influência cultural indígena, desenvolveram um apurado conhecimento da natureza. Todo esse ecossistema nos permite abordar ao ar livre assuntos  importantes e discutido em sala de aula  de um jeito dinâmico e diferenciado como,  preservação ambiental,  cultura, formação geológica, ecologia da fauna e flora e muitos outros temas.

É tanta riqueza natural que a UNESCO declarou os remanescentes da Mata Atlântica, como a Ilha do Cardoso, em Reserva da Biosfera. Um Patrimônio da humanidade.

Disciplinas: Geografia, História, Educação Ambiental, Biologia, Geociências, Geologia

Solicite um Orçamento Online

Veja Também:

Bananal – Uma viagem no tempo!

Casarões, fazendas, estação de trem e farmácia...

Eclusa do Tiête – Barra Bonita

Se em São Paulo dirigir pela Marginal...

Cananéia – Ilha do Cardoso

Que tal conhecer a região que é...

Petrópolis – Paraíso Imperial

A história da cidade começou a configurar-se...

Petar – Um paraíso na Terra

“O maior conjunto de cavernas do Brasil”...

Ubatuba e Paraty

A cada dia que passa nota-se a...

Intervales

O Parque Estadual Intervales fica na Serra...

Brasília de Todos Nós

A Cidade de Brasília, além de ser...

São Luiz de Paraitinga

Uma volta pelo Centro Histórico retrata o...

Brotas

Localizada em uma das regiões mais desenvolvidas...

História do Ouro/ MG

As Cidades Históricas de Minas não se...

Itatiaia/ RJ

A cidade da “Pedra Pontuda” (Itatiaia) marca...

Ubatuba

Ubatuba possui áreas de preservação ambiental em...